Se você deseja comprar a casa própria ou uma que ofereça mais comodidade, saiba que você pode fazer um financiamento para aposentados e realizar essa vontade. As etapas são as mesmas do financiamento tradicional com algumas diferenças no prazo de pagamento.
Solicite essa modalidade em instituições financeiras públicas ou privadas e adquira uma casa, um apartamento ou uma chácara, sejam novos ou usados. Leia o texto abaixo e fique por dentro de todos os detalhes!
Quem é aposentado pode financiar um imóvel?
Sim! Os aposentados podem contratar o financiamento de um imóvel, porém o prazo para pagamento deve ser menor do que 35 anos. De modo geral, o financiamento imobiliário para pessoas aposentadas é uma opção comum e segue o mesmo processo daquele feito ao público em geral.
O único detalhe que muda é o prazo de pagamento: ele é somado à idade do cliente e o valor total não pode ultrapassar 80 anos e seis meses. Nesse sentido, conforme a idade do solicitante for aumentando, menor o prazo de pagamento fica. Então, se um aposentado de 65 anos solicitar um financiamento imobiliário, ele terá o prazo máximo de 15 anos para quitar o empréstimo.
Qual é a idade máxima para solicitar um financiamento imobiliário?
A idade máxima para uma pessoa solicitar o financiamento imobiliário é de 80 anos e 6 meses, pois esse é o limite para a soma da idade com o prazo para pagamento do empréstimo. Vale lembrar que essa regra é específica para o financiamento imobiliário, mas existem outras opções de crédito no mercado, como o consignado.
Como funciona o financiamento imobiliário para aposentados?
O financiamento para aposentados segue as mesmas etapas para todas as pessoas, como a escolha do imóvel e a análise de crédito, sendo necessário comprovar renda e não ter o nome negativado. Além disso, aposentados conseguem a aprovação do empréstimo mais facilmente, pois as parcelas do pagamento podem incidir no benefício do INSS.
Oferecer um valor de entrada também é necessário. Geralmente, as instituições pedem uma quantia correspondente a 20% do preço de avaliação do imóvel. Caso prefira, é possível oferecer um valor maior para reduzir o crédito financiado e as taxas de juros. Existem financiamentos sem entrada, porém as taxas de juros costumam ser mais altas.
Seguro por morte e invalidez permanente (MIP)
O seguro por morte e invalidez permanente é uma cobertura obrigatória para os aposentados que contratam um financiamento imobiliário, sendo uma segurança para ambas as partes. Ele garante que o financiamento seja quitado nos casos previstos pelo seguro.
A alíquota é definida pela instituição financeira conforme o saldo devedor, a idade e as condições de saúde do contratante.
Como solicitar o financiamento para aposentado?
Para solicitar o financiamento, é necessário escolher o imóvel, separar os documentos pessoais, do imóvel e do vendedor, além do valor da entrada, que costuma ser de 20% do valor de avaliação do imóvel. Os documentos solicitados podem variar conforme cada instituição, porém os mais comuns são:
- RG e CPF;
- Extrato do benefício do INSS;
- Comprovante de renda: holerite, declaração do imposto de renda, entre outros;
- Comprovante de residência: conta de luz, água ou internet recentes;
- Extrato do FGTS: para dar entrada no financiamento.
Qual é o valor e as taxas de juros do financiamento para aposentados?
Não existe um valor máximo que uma pessoa aposentada possa financiar, pois ele varia conforme cada instituição financeira. Outros fatores também podem influenciar, como a renda do aposentado, o valor de entrada e se possui FGTS.
Além disso, as parcelas não podem ultrapassar 30% do valor da renda do contratante para não prejudicar o orçamento, e as taxas de juros dependem das regras de cada instituição. Para saber quais são as condições de pagamento, faça simulações em diferentes instituições antes de assinar o contrato do financiamento e conheça outras linhas de crédito para avaliar as opções.